O sucesso de um negócio depende de diversos fatores e um deles diz respeito ao controle e planejamento dos impostos. No caso dos salões de beleza e clínicas de estética, a gestão tributária eficiente é ainda mais importante pelos seus impactos nos resultados financeiros.
Com um bom gerenciamento, é possível manter as obrigações em dia e ainda cuidar da lucratividade do negócio. Conforme o final do ano se aproxima, essa questão se torna ainda mais relevante e requer mais atenção.
Por isso, confira este guia com as principais informações sobre gerenciamento tributário para aplicar no seu negócio!
O que é gestão tributária?
A gestão tributária é o processo que busca cuidar dos impostos de forma eficiente e organizada. Ela envolve tanto a compreensão sobre quais são os impostos devidos quanto a busca por formas legais de pagar menos tributos.
Para atingir seus objetivos, a gestão tributária inclui diversas atividades, como conhecer a legislação tributária atual, acompanhar mudanças nas regras e planejar o pagamento dos tributos. A intenção é cumprir todas as obrigações dentro dos prazos legais.
Além disso, para simplificar a gestão tributária, você pode incluir etapas como a escolha do regime tributário mais vantajoso e a identificação de oportunidades de economia. Assim, a empresa pode pagar menos imposto de forma legal e com todas as questões tributárias regulares.
Leia também: Planejamento tributário: sem pagar impostos em dobro
Desafios comuns na gestão tributária para profissionais de beleza
Quem trabalha no ramo da beleza não está livre dos desafios da gestão tributária, sabia? Um dos obstáculos mais comuns é a complexidade do sistema tributário no Brasil — desde suas alíquotas até as regras e obrigações para cada tipo de negócio.
Outro desafio ocorre quando o mesmo valor é tributado mais de uma vez. Sem ter um bom planejamento, as movimentações financeiras do seu negócio podem sofrer mais de uma cobrança de impostos, o que aumenta os custos.
Ainda, a falta de sistemas adequados costuma tornar todo o processo mais difícil. Sem ter fácil acesso às informações certas, podem ocorrer atrasos nos pagamentos ou até uma tributação excessiva.
Todas essas questões afetam o dia a dia e até a continuidade do negócio. Afinal, um pagamento mais elevado de impostos compromete a margem de lucro e afeta diretamente a gestão financeira do negócio.
Como evitar erros comuns na gestão de tributos
Para superar esses desafios e evitar implicações por atrasados de pagamentos, é essencial saber como evitar falhas comuns na gestão tributária.
Uma falha que pode custar caro é a falta de organização e de visibilidade sobre os impostos devidos, seus valores e datas de pagamento. Por isso, o ideal é manter a organização para ter controle sobre todas as obrigações.
Também é bastante comum observar entre profissionais de beleza a escolha incorreta do regime de tributação. Dependendo do porte do seu negócio e até da forma de operação, selecionar o regime tributário adequado ajuda a economizar e simplifica o gerenciamento.
Outro erro para evitar é a falta de tecnologia. Realizar todos os cálculos e acompanhamentos manualmente aumenta os riscos de retrabalhos e prejuízos. O ideal é utilizar sistemas que auxiliem a gestão tributária, automatizando atividades e aumentando o controle sobre as informações em geral.
Leia também: Como saber se a clínica precisa de um sistema de pagamentos?
Consequências de uma má gestão tributária
A preocupação com a realização de uma boa gestão tributária tem tudo a ver com os efeitos negativos que o gerenciamento inadequado pode causar. Mesmo que não seja de forma proposital, erros no pagamento de tributos pode custar caro para o negócio — literalmente.
Isso porque uma das principais consequências é a aplicação de multas e juros. Se os impostos não forem pagos na data certa e nos valores adequados, sua empresa pode ser multada, o que faz os custos se acumularem.
Também pode ocorrer aumento na carga tributária. Quando você não faz um gerenciamento tributário adequado, a tendência é que a empresa pague mais impostos que o necessário, até mesmo senda taxada duplamente, e perca a oportunidade de economizar.
Em situações mais graves, as penalidades podem incluir problemas com o Fisco e até a suspensão de atividades da empresa. Além de causar transtornos e prejuízos, esse tipo de situação prejudica a imagem do seu negócio.
Soluções tecnológicas para otimizar sua gestão tributária
Como você viu, a tecnologia é uma grande aliada para cuidar bem das obrigações tributárias do seu negócio. Mas quais são as ferramentas que realmente podem ajudar?
Os sistemas de gestão financeira são especialmente relevantes, já que eles ajudam a manter o controle sobre as movimentações financeiras. Se for necessário, também é válido contar com um software contábil para organizar essas obrigações.
Ainda, você pode se beneficiar de um sistema de gestão de pagamentos como a SplitDigital. Com a nossa tecnologia, é possível categorizar e direcionar os pagamentos para o profissional certo com eficiência e sem erros.
Dessa forma, você evita a cobrança dupla de impostos e mantém os processos eficientes.
Como a SplitDigital pode ajudar no gerenciamento tributário?
Como você viu, a SplitDigital é um tipo de tecnologia capaz de auxiliar seu negócio de beleza a automatizar e otimizar a gestão financeira e tributária.
Entre as funcionalidades de destaque está a capacidade de dividir os pagamentos recebidos e prever o cumprimento adequado de obrigações tributárias. Além de evitar a cobrança dupla de impostos, é possível garantir o pagamento adequado dos tributos.
Além disso, é possível integrar a SplitDigital a diversos sistemas de gestão, o que garante a padronização de dados para simplificar o trabalho. Em épocas mais desafiadoras, como no final do ano, nossa ferramenta se torna indispensável.
Com a nossa ferramenta, é possível calcular os impostos, emitir relatórios detalhados e fazer o fechamento do ano de forma correta. Assim, você evita surpresas e erros e melhora o planejamento para o próximo ano.
Dicas práticas de gestão tributária para salões de beleza
Para otimizar a gestão tributária do seu salão de beleza, vale a pena adotar algumas dicas práticas e que fazem a diferença. A primeira delas é acompanhar as legislações e eventuais mudanças, já que as atualizações podem trazer novas obrigações, alíquotas e prazos de pagamento.
Você também deve manter o controle sobre as finanças do salão. O uso de tecnologia é essencial para entender quais são os valores devidos, provisionar os recursos e acompanhar os prazos.
No final do ano, também vale a pena revisar o regime tributário escolhido. Dependendo do desempenho do seu salão, pode fazer mais sentido adotar o Simples Nacional, o lucro real ou o lucro presumido.
Também é interessante usar essa época para avaliar suas obrigações fiscais e identificar oportunidades de economia. Assim, você começa o ano com o pé direito e diminui legalmente o impacto dos impostos no negócio.
Leve seu salão ao sucesso com uma boa gestão financeira
Ao chegar até aqui, você descobriu que a gestão tributária pode ser uma grande aliada do seu negócio. Ao cuidar do cumprimento das obrigações com estratégia, você evita problemas com o Fisco e ainda aumenta as chances de sucesso do seu salão.
Quer fazer uma gestão prática, eficiente e à prova de erros? Conheça as funcionalidades da SplitDigital!
Categorias: Gestão financeira